ORIENTAÇÃO AO PACIENTE

Quando atendemos um paciente no balcão da farmácia, devemos orientá-lo quanto ao uso e guarda dos medicamentos. Essas orientações devem ser transmitidas mesmo que o paciente não solicite, pois às vezes ele desconhece a existência de tais orientações. Assim sendo, ao vendermos um medicamento devemos:
A )Orientações no balcão da farmácia:
1- Conferir com o paciente todo medicamento solicitado, com a respectiva receita;
2 - Orientar o paciente quanto à utilização do medicamento, informando qual a dose a ser administrada, em que horário etc;
3 - Orientar quanto à guarda dos medicamentos em casa.
B) Orientações quanto à guarda e utilização de medicamentos em casa:
1 - Ao chegar em casa, guarde os medicamentos em local apropriado. Na maioria das vezes deve ser guardado em local fresco e arejado. Isso quer dizer: local com temperaturas amenas, sem umidade e com circulação de ar, sem abafamento. sendo assim,  não devemos guardar medicamento no banheiro, que é um local que recebe umidade do  banho e, muitas vezes, abafado. Também não  devemos guardar medicamentos em cima da geladeira, pois, esta recebe o calor do motor ( tem gente que até seca tênis atrás da geladeira). E na janela da cozinha? Nem pensar! O sol também altera os medicamentos, sem falar no calor. Alguns medicamentos devem ser guardados em geladeira. Isso significa que os medicamentos devem ser guardados dentro da geladeira, nas prateleiras superiores (não guardá-los na porta da geladeira, nem no congelador).
2 - Se existem crianças em casa ou se o paciente recebe visitas de crianças, eles devem guardar dos medicamentos em local trancado ou, pelo menos,  inacessível a elas. As crianças são curiosas e não têm sendo de período para medicamentos. O maior número de intoxicação ocorre em crianças. Devemos estar atentos.
3 - Se o paciente comprar vários frascos do mesmo medicamento, deverá abrir uma embalagem de cada vez, não retirando o medicamento da embalagem original, assim preservando o número do lote e validade do  medicamento.
4 - No caso do medicamento líquido, tomar cuidado para que a boca do frasco não fique suja. Se por acaso o líquido escorrer, deve-se limpar o frasco, impedindo que o rótulo se estrague, ficando ilegível.
5 - No caso de pomadas e cremes, deve-se limpar o bico da bisnaga, antes de fechá-lo.
6 - Ter sempre atenção ao prazo de validade do medicamento, nunca tomando medicamento vencido, mesmo que tenha vencido há pouco tempo. O medicamento vencido pode não ter ação e se já estiver alterado irá fazer mal à saúde.
7 - Não ingerir medicamentos com bebidas alcoólicas.
8 - Não misturar medicamentos, por exemplo,  dois xaropes no mesmo recipiente ou colher, ou dois medicamentos na mesma seringa, a não ser que tenha sido solicitado pelo médico.
9 - Respeitar o horário de administração do medicamento. Se é para ser dado de 6/6 horas, não se deve pular o horário da noite ou readaptá-lo à conveniência do paciente. Essa atitude atrapalha o tratamento. Se o medicamento é para ser dado  após as refeições, não tomá-lo em jejum.
10 - Se o paciente perceber alguma alteração de cor, sabor ou precipitação no medicamento, procure orientação e não administre o medicamento.
11 - Se o medicamento for uma suspenção, agitar durante, pelo menos, um minuto e administrar ao paciente em seguida.
12 - Não recolocar o medicamento no frasco. Se o paciente retirar uma quantidade de medicamento maior que a quantidade a ser utilizada ( no caso de líquidos e pomadas), o restante deverá ser descartado.
13 - usar sempre medidas-padrão, ou seja, as colheres e copos-medida que acompanham os frascos. As colheres o copos caseiros não apresentam exatidão na medida.
14 - Não quebre drágeas nem abra as cápsulas.
15 - Não encostar o frasco de colírio no olho, nem bisnaga de pomada oftálmica.  Contamina o medicamento.
16 - Não encostar a bisnaga de pomada ou creme em lesões. Retirar parte do medicamento e, então, aplicar no local indicado.
17 - Nunca alterar a dose prescrita. Por exemplo, se a prescrição é de 4 vezes ao dia, não administrar 2 ou 6 vezes. Se a prescrição é  de 2 comprimidos, não tomar somente um.
18 - Em caso de dúvida, não administrar o  medicamento. procure o farmacêutico ou médico.
O paciente bem orientado é  um paciente satisfeito. Assim, estaremos cumprindo a nossa função, que não é somente de vender medicamentos e com certeza esse paciente voltará outras vezes para novas compras.

Fonte: Âmbito Farmacêutico - atualização do balconista no 11/1998
Texto: Farmacêutica Ana Beatriz Castelo Branco Destruti

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